A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, nesta quarta (12), a Páscoa Azul, atividade que marcou a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). O serviço de fonoaudiologia da Alepe ofereceu atendimento coletivo a crianças que estão dentro e fora do espectro autista com atividades lúdico-terapêuticas inclusivas.
O atendimento ocorreu no serviço ambulatorial da Alepe, no bairro da Boa Vista, e foi coordenado pela fonoaudióloga Eneida Virgínia e pela psicóloga Rita Brito. Participaram mais de dez crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), hiperatividade e transtorno do déficit de atenção.
Foram oferecidas práticas para o desenvolvimento da psicomotricidade e habilidades relacionais, exercícios de audiologia para trabalhar a sensibilidade sonora por meio da utilização de mini-kit de instrumentos musicais e estímulo à expressão artística com pintura e colagem. O material produzido pela garotada ficou exposto em um mural suspenso. Houve ainda distribuição de brindes e um lanche coletivo.
De acordo com Eneida Virgínia, a experiência foi rica e inovadora. “Vivenciar a inclusão é transpor as barreiras da acessibilidade. Atividades inclusivas como esta favorecem a convivência com a diversidade”, afirmou a fonoaudióloga.