A Alepe realizou na quarta (21) uma ação no auditório Ênio Guerra para marcar, pela primeira vez, o Dia do Estagiário. A data é comemorada anualmente no dia 18 de agosto. Na ocasião, houve o anúncio do significativo reajuste da bolsa de 20 horas semanais, dos atuais R$ 967,88 para R$ 1.448,21 (incluindo-se o valor do auxílio transporte). Os estudantes também receberam brindes, participaram de sorteios e desfrutaram da palestra “Onde Estou”, sobre o início das suas vidas profissionais, ministrada pelo coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) de Pernambuco, Eduardo Japiassú.
O quadro de estagiários da Casa de Joaquim Nabuco contempla estudantes de 18 instituições de ensino superior, sendo 55 mulheres e 45 homens, contando com parcerias com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).
“O reajuste, que há cinco anos não acontecia, é motivo de satisfação tanto para os estagiários como para nós, que conduzimos a Escola do Legislativo. A Elepe, entre outras coisas, administra o contrato de estagiários junto ao IAUPE”, disse o superintendente do setor, José Humberto Cavalcanti. As ações do premiado projeto Alepe Acolhe também foram destacadas por ele.
Reconhecimento
A estagiária da Comissão de Finanças, Yhudiane Mariana Estevam sentiu-se contemplada com o reconhecimento da Casa às atividades realizadas pelos estagiários. “Ter uma homenagem nesse dia, com essa palestra riquíssima, que faz a gente refletir sobre muitas coisas da vida. É gratificante demais”, ressaltou.
Por sua vez, Eduardo Japiassú, que também é ator, cantor e poeta, relatou a importância de desses eventos para estudantes. “Temos um programa de estágio no TRE e eu sempre digo que eles nos trazem iluminação e novidades, inclusive acadêmicas. Agora que estão brotando para o mercado de trabalho e como seres humanos, cidadãs e cidadãos, é importante acreditarem que toda transformação parte do coração do ser humano”, disse.
Representando o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o chefe de gabinete Pedro Paiva rememorou os próprios tempos como estagiário ao incentivar os estudantes presentes. “Esse momento que vocês estão vivenciando é uma oportunidade de construir uma trajetória, adquirir novos conhecimentos e pôr em prática os ensinamentos que a gente aprende na graduação. Nós estamos sempre com a mão estendida e dispostos a ajudar”, afirmou.