
BIBLIOTECA – Os participantes debateram a saúde mental dos jovens no Brasil. Foto: Anju Monteiro
A Biblioteca da Alepe promoveu a edição de junho do Clube de Leitura nesta quinta (26). O livro escolhido pelos participantes foi A geração do quarto: quando as crianças e os adolescentes nos ensinam a amar, de Hugo Monteiro Ferreira.
Publicado em 2022, a obra debate a saúde mental dos jovens no Brasil. O livro analisa o fenômeno do isolamento prolongado no quarto e alerta para fragilidades emocionais e o cyberbullying. O autor convoca pais, educadores e instituições a adotarem escuta ativa e afetiva, rompendo com modelos autoritários e ultrapassados.
Para a participante Lucicleide Tavares, o livro faz refletir sobre como lidar com a convivência com as filhas. “O que eu aprendi hoje foi sobre como melhorar a minha experiência em casa, que vai servir de ajuda para como agir e conversar. Quero dar oportunidade de ouvir e não criticar, e isso é importante”, disse.
O Clube de Leitura da Alepe foi fundado em 2018 e ocorre sempre na última quinta do mês. Colaboradores da Casa e participantes externos interessados em literatura podem se integrar à atividade, que acontece na Biblioteca da Alepe, localizada no hall do Anexo 1 (Rua da União, 397, Boa Vista).
Ao final do evento, o grupo sorteou a obra a ser lida e discutida. Será o clássico A revolução dos bichos, de George Orwell, publicado em 1945. Para participar das próximas edições do Clube de Leitura, basta entrar em contato com a Biblioteca da Alepe pelo telefone (81) 3183-2252.