
FORMAÇÃO – Parceria prevê oferta de cursos, seminários e eventos acadêmicos e científicos . Foto: Roberta Guimarães.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através da Escola do Legislativo (Elepe), firmou uma parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para possibilitar a realização de cursos, seminários, oficinas e eventos acadêmicos e científicos. O público-alvo são servidores do MPPE, parlamentares, assessores, gestores e servidores públicos em geral.
A assinatura do documento aconteceu na tarde dessa segunda-feira (29), na Alepe. O objetivo é estabelecer uma mútua cooperação técnico-institucional para a realização de ações conjuntas, com prazo de duração de quatro anos, podendo ser prorrogado.
Participaram da solenidade, que marcou a assinatura do termo de cooperação técnica, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto; o primeiro-secretário, deputado Francismar Pontes; o superintendente da Elepe, Alberes Lopes; o procurador-geral do MPPE, José Paulo Xavier; e a promotora de justiça Carolina de Moura, diretora da Escola Superior do MPPE.
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a parceria já é vista como uma iniciativa que vai gerar bons frutos. “Com essa assinatura de cooperação técnica da Alepe com o Mínistério Público, a sociedade sairá ganhando: nós vamos compartilhar conhecimentos”, enfatizou. Ele ainda informou que as datas de início dos cursos, nas modalidades presencial e remota, já estão em processo de definição.
De acordo com a promotora de justiça Carolina de Moura, a parceria com a Alepe abre um leque de possibilidades, como, por exemplo, levar para a sala de aula temas relevantes e de interesse mútuo, como o fortalecimento de combate aos crimes de gênero e o uso da Inteligência Artificial.
O procurador-geral do MPPE, José Paulo Xavier, considera que a cooperação com a Alepe agrega uma nova dinâmica no que diz respeito a força de trabalho e aprendizado. “A possibilidade de ofertar cursos e seminários gera troca de conhecimentos e favorece a melhoria dos serviços”, opinou.
ELEPE – Os cursos serão realizados pela Alepe, através da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe), que tem 25 anos de atuação na formação de servidores e de quem integra o Poder Legislativo. “Considero muito importante a parceria porque garante oportunidades tanto para servidores do Ministério Público, como para servidores do Poder Legislativo. Isso reforça o empenho do nosso presidente, deputado Álvaro Porto e do primeiro secretário, deputado Francismar Pontes”, ressaltou o superintendente da Elepe, Alberes Lopes. “Estamos ampliando a nossa qualificação com a meta de que no ano que vem (2026) possamos trazer um mestrado em Gestão Pública”, finalizou.