
CORDEL PARA TODOS – Ação foi realizada em unidade da Funase na Muribeca. Fotos: Biblioteca da Alepe/Divulgação
A Biblioteca da Alepe realizou, na última quinta (16), mais uma edição do Projeto Cordel para Todos. A ação aconteceu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. O Case é uma das unidades da Funase, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Governo do Estado, destinada ao acolhimento de jovens envolvidos em atos infracionais com medidas de privação de liberdade.
Cerca de 40 socioeducandos participaram do encontro, que contou com recital e oficina artística, com produção de versos, ilustrações e confecção de cordéis. Ao final, os participantes apresentaram as próprias criações.

CORDEL PARA TODOS – Ação atendeu socioeducandos da Muribeca. Fotos: Biblioteca Alepe
Para a Diretora do Case, Brenda Pitanga, o momento levou inovação e diversificação às atividades do Centro. “Foi ótimo receber este projeto e ver o quanto eles se envolveram. Foi uma oportunidade transformada em resultados”, avaliou.
Sirlênia Araújo, Gerente da Biblioteca, destacou o fator inclusivo da iniciativa. “É um público que, em regra, não pode ir até a biblioteca, mas que está cheio de energias e ideias. Fomos até lá e comprovamos isto, participando de uma rica experiência envolvendo arte e literatura.”
A atividade foi monitorada pelo poeta e cordelista Alexandre Morais e acompanhada pelas equipes técnicas da Biblioteca da Alepe e do Case Muribeca. Cordéis e sugestões de atividades interativas foram repassados para novas ações junto aos socioeducandos.