
ALEPE NOS TRINQUES – Projeto da Supad prevê intervenções e melhorias nos ambientes da Alepe. Foto: Manu Vitória.
Com o objetivo de aprimorar a estrutura da Alepe e atender às demandas dos servidores e da população, diversas intervenções e obras de requalificação foram realizadas na sede do Poder Legislativo em 2025. As ações integram o projeto “Alepe nos trinques”, desenvolvido pela Superintendência Administrativa (SUPAD), com o objetivo de proporcionar ambientes funcionais, confortáveis e adequados para todos que frequentam a Assembleia Legislativa.

INICIATIVA – Supad estuda novas obras para melhorar infraestutura da Casa. Foto: Manu Vitória.
Uma das primeiras iniciativas foi a criação de um refeitório destinado especialmente aos servidores e funcionários terceirizados. Localizado no térreo do Anexo I da Alepe, com entrada pela Rua da União, o novo espaço conta com mesas, cadeiras, micro-ondas, frigobar e balcão com pias, oferecendo infraestrutura completa para o horário das refeições.
“Essa era uma demanda antiga, já que muitos servidores não tinham um local apropriado para se alimentar e acabavam recorrendo a soluções improvisadas. Identificamos um espaço que antes era usado como depósito e o transformamos em um ambiente confortável e digno”, destacou o superintendente de Administração da Alepe, Roberto Andrade.
De acordo com a arquiteta Tatielle Silva, responsável pelo projeto, a reforma incluiu a troca do piso e da cobertura, instalação de novas pias e a adoção de cobogós, que favorecem a circulação de ar e reduzem a incidência solar. “Nos preocupamos em deixar o local agradável e confortável para um momento de alimentação e descanso. Por isso, instalamos também ventiladores e fizemos as demais intervenções para garantir o melhor conforto térmico”, explicou.
A obra foi concluída em cerca de 20 dias, com investimento de R$ 25 mil. O refeitório foi inaugurado no dia 24 de setembro e está em pleno funcionamento.