Elepe inicia curso profissionalizante de cuidador de idosos

Em 19/01/2026 - 12:01
-A A+

A Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe) iniciou nesta segunda-feira (19) a quinta edição do curso profissionalizante de cuidador de idosos. As aulas serão ministradas todas as segundas, quartas e sexta-feiras, durante o turno da manhã. O conteúdo está dividido em três módulos: a profissão de cuidador, saúde física e mental do idoso e a prática no cuidado com o idoso. No decorrer do curso, também serão realizadas atividades práticas em hospitais e lares de idosos. A formação conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde nas áreas de nutrição, enfermagem e psicologia.

Para o superintendente da Elepe, Alberes Lopes, o curso profissionalizante é essencial para os cuidadores que precisam entrar no mercado e ainda beneficia a população idosa. “Isso é muito importante, já que aqui no estado tem poucos cursos para pessoas que precisam se qualificar e entrar nesse mercado de trabalho”, ressaltou.

A professora Flávia Lavra acredita que compartilhar conhecimentos com futuros colegas é muito importante para a profissão.”A gente também pode mostrar para eles a diferença do que é um cuidador formal e informal”, exemplificou. Já para a aluna Andresa de Souza, que atua como técnica de enfermagem, o curso é uma oportunidade de expandir a formação.

As aulas possuem uma carga horária de 148 horas e são oferecidas de forma totalmente gratuita. 

A Elepe planeja oferecer uma nova edição do curso profissionalizante no segundo semestre de 2026, e a expectativa é que sejam oferecidas 70 vagas para a população.