Em comemoração ao Dia dos Pais, a Alepe promoveu nesta terça-feira (8), no Auditório Sérgio Guerra, a palestra “O que devemos fazer hoje para os filhos terem sucesso amanhã?”. Comandada pelo palestrante, professor e doutor em psicanálise Rossandro Klinjey, a atividade tratou de temas ligados ao convívio familiar e às relações intrafamiliares, além da necessidade de constante diálogo dentro dos lares.
Na palestra, Klinjey compartilhou experiências e incentivou reflexões sobre as questões parentais, a exemplo do compartilhamento de responsabilidades entre pais e mães. “A sociedade é treinada para que a mulher seja a cuidadora e o homem como o único que trabalha fora de casa. Essa percepção faz com que os pais se ausentem da educação dos filhos. A ausência do pai gera muitas repercussões negativas no desenvolvimento psicossocial e emocional dos filhos”, disse o psicólogo.
Outro assunto tratado foi a evolução da tecnologia. Segundo o palestrante, os recursos tecnológicos fizeram com que as pessoas mais jovens ficassem cada vez mais reclusas em seus quartos, distanciando-se do mundo exterior. Atrelado a isso, Rossandro acrescentou que o diálogo é uma ferramenta fundamental para relações familiares. “Quando você não conversa com seu filho, você o abandona para o mundo, que atualmente é muito mais complicado e destrutivo do que foi na nossa infância e adolescência”, ressaltou.
Ao término da palestra, foi aberto um momento para que os presentes pudessem fazer perguntas e compartilhar suas experiências com a paternidade. Os temas trazidos permearam a importância do exemplo, como resgatar os filhos da tecnologia, como ser mais carinhoso e como estar mais presente apesar da distância física.
“Sou pai de três filhos e servidor da Alepe há 39 anos. Na minha casa, sempre procuro passar valores éticos e morais, numa perspectiva construtiva de que um dia tenhamos uma sociedade melhor e mais justa não só para os meus filhos, mas para todos os que a compõem”, disse Washington Luís, que integra a equipe da Procuradoria da Alepe.
“Tive filho agora pouco. E, graças a uma experiência que tive há mais 40 anos como cuidador de crianças na França, dou banho, coloco pra dormir e durmo abraçado com o meu pequeno. Atualmente, vemos uma desconstrução do que é papel feminino/masculino na educação dos filhos. E isso é muito bacana”, disse Rodrigo Coutinho, servidor da Alepe.
“Essa palestra reflete o compromisso da atual mesa-diretora em construir um espaço de harmonia com todos os servidores e colaboradores da Alepe. A ideia é fortalecer cada vez mais o conhecimento das pessoas da casa e integrá-las”, disse o Superintendente Geral da Alepe, Isaltino Nascimento.