Com solene, Alepe celebra os 92 anos da Casa do Estudante

Em 28/09/2023 - 15:09

TRABALHO SOCIAL – Há nove décadas o espaço oferece moradia a estudantes de baixa renda que vêm estudar na capital pernambucana. Fotos: Giovanni Costa

Criada em 1931, a Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) completou 92 anos em 2023. Para marcar a data, a Alepe realizou uma sessão solene nesta última quarta-feira (27), que contou com a presença de estudantes, ex-moradores e dirigentes da CEP, organização social sem fins lucrativos que realiza um trabalho de empreendedorismo educacional com acolhimento e assistência aos estudantes vindos do interior do Estado para estudar no Recife.

Atualmente, 200 jovens são atendidos pela instituição, que fica no Derby, recebendo benefícios como moradia, alimentação e assistência odontológica. “São mais de nove décadas dessa grande missão que é acolher os jovens que vêm do interior e contribuir para a formação profissional de cada um deles. Mais que uma instituição, a CEP representa o lar desses estudantes, sempre priorizando suas necessidades de moradia, alimentação e ajudando a realizar sonhos de muitas famílias pernambucanas”, disse a deputada Socorro Pimentel (União), autora do requerimento que deu origem à homenagem na Alepe.

Marcaram presença na homenagem o deputado Adalto Santos (PP), que presidiu a cerimônia; Igor Cadena (secretário-executivo da Casa Civil de Pernambuco); Virgínia Xavier (gerente de apoio jurídico da Secretaria de Educação de Pernambuco); Amanda Mayara (coordenadora da Mulher da Casa do Estudante); e João Novaes (diretor-presidente da Casa do Estudante).

RECONHECIMENTO – Presidente da CEP, João Noaves recebeu a homenagem das mãos dos deputados Adalto Santos e Socorro Pimentel

Origem – Na década de 1930, o Recife era um importante polo universitário, que reunia as principais faculdades de Direito, Medicina, Engenharia, Farmácia e Odontologia.

Como atraía muitos estudantes do Norte e Nordeste, muitas vezes destituídos de recursos, surgiu a ideia de criar, em julho de 1931, a Casa do Estudante Pobre de Medicina.

A pedra inicial do futuro abrigo do estudante pobre foi lançada no dia 24 de outubro de 1932, no Derby, onde estavam localizados os dois lotes de terreno. Em 1936, a sede da entidade foi implantada em um sobrado, localizado à Rua Gervásio Pires.

Nesse mesmo ano, a I Festa da Mocidade rendeu um bom dinheiro e o governador Carlos de Lima Cavalcanti prometeu terminar a obra do prédio no Derby. Em 1937, o estudante Gaspar Regueira Costa assume a direção e faz uma marcante administração.

De tão marcante e notável a administração de Gaspar, dizia-se, nos anos de 1950, que ele tinha sido o fundador da CEP. Com isso, a construção foi retomada em 1938 e, em 21 de setembro do mesmo ano, a Casa do Estudante de Pernambuco foi inaugurada.

Ex-moradores ilustres – Ao longo de 90 anos, a Casa do Estudante de Pernambuco se orgulha de ter formado gerações de jovens, muitos deles destaque na sociedade pernambucana. Entre esses nomes, figura Waldênio Porto, médico, escritor, romancista e ex-presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), que faleceu em dezembro de 2020. Na política, destacam-se os deputados estaduais Romário Dias e Fabrizio Ferraz, entre outros prefeitos e vereadores pernambucanos.

Na educação, o filho mais ilustre da Casa do Estudante de Pernambuco é o jornalista, professor e escritor Potiguar Matos (in memoriam) único reitor leigo da Universidade Católica de Pernambuco e que foi chefe do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor do Arquivo Público.

No vídeo abaixo, confira a íntegra da sessão solene: