Assembleia sedia lançamento da exposição Faces do HIV

Em 05/12/2023 - 15:12

MOSTRA – Apoiada pela Alepe e coordenada pela ONG Gestos em parceria com a Internacional Aids Society (IAS), exposição fica em cartaz até 15 de dezembro. Fotos: Giovanni Costa

Apesar dos avanços da medicina em relação à prevenção e à convivência com o vírus da imunodeficiência adquirida, o preconceito, a falta de conhecimento e o estigma continuam sendo os piores adversários das pessoas que convivem com HIV/Aids. Para refletir sobre o tema e analisar como as múltiplas faces da rejeição e discriminação, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com a ONG Gestos (Soropositividade, Comunicação e Gênero) e a Internacional Aids Society (IAS), lançou, nesta segunda (4), a exposição “Faces do HIV”.

Gratuita e aberta ao público, a exposição poderá ser visitada entre os dias 4 e 15 de dezembro, mês nacional de enfrentamento e prevenção à Aids. As fotografias, realizadas pelos fotógrafos Nina Luna e Helder Ferrer, ficarão expostas no hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes, na sede da Alepe, localizada na Rua da União.

DISCUSSÃO – Debate sobre prevenção ao HIV e enfrentamento ao estigma marcou abertura do evento

A abertura do evento foi marcada pelo debate sobre ‘Prevenção Combinada ao HIV e Enfrentamento ao Estigma’, direcionado a estudantes da rede pública do Estado. O encontro contou com a participação de pessoas fotografadas na exposição, alunos da Escola Desembargador Renato Fonseca, integrantes do Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos, e dos deputados João Paulo (PT), Dani Portela (PSOL) e Rosa Amorim (PT).

Os quadros da exposição retratam pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHAs) que optaram, voluntariamente, por serem símbolos do enfrentamento ao estigma e preconceito, compartilhando experiências reais de sorofobia (preconceito e discriminação contra PVHAs) e o impacto que isso tem em suas vidas, além de reflexões empoderadas sobre o que é viver com HIV/Aids.

Na avaliação da coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo, as pessoas retratadas nas fotografias simbolizam um ato de coragem. “Em um contexto de estigmatização de sujeitos e violação de direitos sociais, dar rosto à luta contra o preconceito é um ato de coragem”, destacou.

“Ainda não vimos o avanço da educação civilizatória no Brasil. Pernambuco continua liderando a lista de estados do Nordeste com mais casos novos de HIV/Aids, ano após ano. Discutir a questão do enfrentamento ao estigma e ao preconceito é discutir a implementação de políticas públicas integradas, em setores como educação, saúde e desenvolvimento sustentável, por exemplo”, reforçou Alessandra Nilo.

Segundo o superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento, a exposição Faces do HIV tem como meta mostrar que o vírus não escolhe gênero, sexo ou classe social e que é preciso informação e trabalho de conscientização para acabar com o preconceito. “Trouxemos essa exposição para Alepe para mostrar que conviver com a doença é bem mais difícil quando se lida com o preconceito. O soropositivo não deve ser excluído da sociedade. Mostrar as pessoas e debater o tema na casa do povo pernambucano ajuda a quebrar o estigma e se torna uma ferramenta importante de conscientização”, enfatizou.

Depoimentos

Uma das personagens retratadas na exposição, a artesã Sueli Motta tem 65 anos e convive com o HIV há cerca de uma década. “O HIV não mata, o que mata é o preconceito e a discriminação, que, muitas vezes, já começa na própria família”, relatou. “O trabalho que a Gestos fez comigo foi maravilhoso. Hoje sou uma pessoa realizada, saudável e consigo fazer tudo o que gosto na vida”, acrescentou Sueli.

Para o estudante de sociologia Max Lobato, que também foi fotografado, a questão do enfrentamento ao preconceito contra quem vive com HIV/Aids é uma pauta política. “Cerca de 60% das novas infecções estão na comunidade negra. Não temos como desassociar o assunto da questão do racismo e também do preconceito contra a comunidade LGBT. O Estado precisa se responsabilizar. Nós, que vivemos com o HIV, temos o direito de sobreviver”, destacou.

Estatísticas

De acordo com o Índice de Estigma e Discriminação em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/Aids – estudo realizado em 2019 pela Gestos, com colaboração do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em cinco capitais brasileiras (Recife, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Manaus) – pelo menos seis, em cada dez pessoas (64,1%) que vivem com HIV e Aids, já sofreram estigma ou discriminação.

No Recife, 28% das pessoas entrevistadas pela pesquisa demoraram e/ou não iniciaram o tratamento antirretroviral por medo de que familiares e pessoas conhecidas descobrissem sua condição sorológica; outras 24,7% tiveram medo de que profissionais de saúde e médicos revelassem suas sorologias sem seu consentimento.