Ipojuca é a primeira cidade a receber o Programa Alepe Cuida

Em 29/11/2023 - 16:11
-A A+

ITINERANTE – A ação vai circular pelos municípios do interior e da Região Metropolitana do Estado. Fotos: Evane Manço

O Poder Legislativo Estadual lançou, nesta última terça-feira (28), o Programa Alepe Cuida. Capitaneado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO), a iniciativa é fruto da campanha ‘Juntos Nos Cuidamos’, que marcou o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com a oferta de três mil atendimentos gratuitos na sede da Assembleia Legislativa, no Recife. Agora, o Alepe Cuida visa levar serviços de saúde, bem-estar e cidadania para as cidades do interior do Estado e Região Metropolitana.

Ipojuca foi o primeiro município beneficiado com a ação e contou com dois dias de atendimento (28 e 29/11), na Escola Estadual Domingos Albuquerque, localizada no centro da cidade. A população que compareceu teve acesso aos serviços do Detran; registro de nascimento e exame de DNA, por meio da Defensoria Pública; emissão de RG, oferecida pelo Instituto Tavares Buril (ITB); vacinação, teste rápido, atendimentos médicos e odontológicos, exames; e orientação sobre preparo do currículo e cadastramento para vaga de trabalho, graças à parceria com a Agência do Trabalho.

ESTREIA – A cidade de Ipojuca, no litoral Sul, foi a primeira a receber o Alepe Cuida

O superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Wildy Ferreira, destacou o sucesso do primeiro dia de atendimento. “Estamos trazendo diversas especialidades para atender, aproximadamente, mais de dois mil cidadãos”, disse.

O deputado Romero Sales Filho (União) foi prestigiar o evento. Sales Filho relembrou o impacto positivo do “Juntos Nos Cuidamos” e as expectativas para o novo programa. “Sabemos que a saúde em Pernambuco está realmente deficitária e, às vezes, as pessoas não sabem para onde recorrer. Tornar esse projeto uma ação itinerante é de grande importância e beneficiará muitos pernambucanos”, comentou o parlamentar.

A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PP), também esteve presente na ação e falou sobre o programa. “Hoje estamos muito felizes. Agradeço ao Poder Legislativo por trazer à Ipojuca o Alepe Cuida. Quanto mais qualidade na prestação de serviços de saúde, melhor”, comentou a gestora.

Maria José da Silva foi uma das pessoas atendidas pelo Alepe Cuida e destacou a agilidade no atendimento. “Fiquei sabendo hoje do evento e me interessei em fazer a ultrassonografia pélvica e a ultrassom para a mama. Foi tudo muito rápido”, disse.

PRÓXIMAS PARADAS – Carpina (6 e 7/12) e Vitória de Santo Antão (12 e 13/12) estão no roteiro do Alepe Cuida

Continuidade

Até o final do ano o programa passará pelas cidades de Carpina (6 e 7/12) e Vitória de Santo Antão (12 e 13/12). O Alepe Cuida terá continuidade em 2024, com a inclusão de novos municípios. Serão ofertados ao público consultas médicas e odontológicas, exames de prevenção como mamografia, ultrassonografia, citologia, exames laboratoriais (sangue e PSA, entre outros), aplicação de vacinas, distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O programa tem parceria com o Governo do Estado, (Detran-PE, SDS e Hemope), Governos Municipais, Defensoria Pública, Fecomércio (Sesc e Senac), Fundação Altino Ventura (FAV) e a Fundação Alcides Teixeira.

COOPERAÇÃO – A iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros institucionais

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o programa foi pensado para atender aos pernambucanos. Ele ressaltou que a ideia surgiu após a campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, que identificou uma demanda acima do esperado.
“A grande procura pelos serviços de saúde ofertados pela Alepe nos projetos executados pela Superintendência de Saúde indica que a Casa acerta ao disponibilizar atendimento médico à população. Agora, com o Alepe Cuida estamos ampliando as ações, levando os serviços para o interior do Estado”, afirmou.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), reforçou que o sucesso da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul demonstrou que a Alepe deve mesmo expandir os serviços para os pernambucanos.

“O programa Alepe Cuida vem como uma continuidade do trabalho que estamos executando na Casa, dando andamento aos serviços médicos e levando bem-estar para a população do interior do estado. Inicialmente, cinco cidades serão contempladas, mas isso será apenas o começo. Seguiremos assegurando um atendimento de qualidade nos serviços de saúde para todos os pernambucanos”, enfatizou Gouveia.