Com 1º FestCoros Alepe, Coral Vozes de Pernambuco comemora 21 anos

Em 24/11/2023 - 17:11

AUDITÓRIO LOTADO – Mais de 100 coristas de seis diferentes coros do Estado participaram do festival, realizado no Auditório Sérgio Guerra. Fotos: Giovanni Costa

Patrimônio do Poder Legislativo Estadual, o Coral Vozes de Pernambuco completou 21 anos de atividades ininterruptas na Alepe, em 2023. Composto por funcionários, servidores e demais colaboradores da Assembleia Legislativa, o grupo tem como missão levar música, arte e cultura ao povo pernambucano, seja nas sessões solenes da Casa ou nas apresentações que realiza em todo o Estado.

Para marcar a data, aconteceu, nesta quinta-feira (23), a primeira edição do FestCoros Alepe. O evento, organizado pelo Departamento de Projetos Sociais Institucionais da Assembleia Legislativa, contou com a participação de 115 coristas, que compõem seis corais recifenses, incluindo o Vozes de Pernambuco (maestrina Míriam Cecília Gomes): Grupo Athos Vocal (maestrina Ozani Malheiros), Coro Dom da Alegria (maestrina Mônica Muniz), Associação Coral Nossa Música (maestrina Míriam Cecília Gomes), Coro Via Voz (maestro João Coimbra) e Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música (maestrina Mônica Muniz).

INTEGRAÇÃO – “O FestCoros é a possibilidade do Poder Legislativo dialogar com outros grupos de canto e coral do Estado”, ressaltou o superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento

“O Coral Vozes de Pernambuco é a ação social e cultural mais longeva da Alepe. O objetivo é aproximar a Casa Legislativa da população pernambucana, por meio da música. O FestCoros é a coroação dos 21 anos do grupo, que conta com total apoio da Mesa Diretora. A ideia do evento é incentivar o canto coral aqui no Estado e criar um espaço onde os coros possam se apresentar”, disse Cristiane Alves, chefe Departamento de Projetos Sociais Institucionais.

Membro fundador e atual coordenador do Vozes de Pernambuco, o consultor legislativo José Carlos Santana destacou as conquistas que o coral teve nas duas últimas décadas. “Já tivemos grandes maestros, como José Beltrão da Cunha, Josias Gouveia e Mônica Muniz. Hoje, Miriam Cecília tem conduzido o grupo para apresentações mais acentuadas e um repertório mais regionalizado”, afirmou o coordenador.

“Ao longo desses últimos anos, tivemos um crescimento bem positivo. Espero que essa edição do FestCoros seja a primeira de muitas outras”, disse Luiz Tavares, integrante há sete anos do grupo da Alepe.

“O FestCoros é mais um espaço para promover o canto coral aqui no Estado. A Alepe está de parabéns por essa iniciativa. Espero que mais portas sejam abertas para nossos grupos”, ressaltou Maria Suely Farias, presidente da Associação Brasileira de Canto Coral em Pernambuco (AbCantoCoral).

Já o superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento, falou do orgulho de realizar o evento na Alepe. “O FestCoros é a possibilidade do Poder Legislativo dialogar com outros grupos de canto e coral do Estado. É  um momento significativo para mostrar, celebrar e parabenizar todos aqueles que compuseram e que atualmente compõem o Coral Voz de Pernambuco”, finalizou o gestor.

VOZES – Formado por colaboradores da Alepe, o Coral Vozes de Pernambuco foi fundado em 2002 e defende a valorização da música popular brasileira e dos ritmos do Estado

Histórico

Criado em setembro de 2002, por iniciativa do então deputado João Negromonte, o Coral Vozes já se apresentou em várias cidades pernambucanas. Desde o início, o grupo tem como característica principal a  valorização da música popular brasileira, em especial dos múltiplos ritmos do Estado, como o maracatu, frevo, caboclinho, forró e cavalo marinho. A intenção é contribuir com a promoção, valorização e divulgação da cultura nordestina.

Com o apoio da Mesa Diretora, os membros do grupo já participaram de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais tanto em Pernambuco quanto em outros estados do Nordeste. Em 2003, gravou seu primeiro álbum, cujo repertório é formado por canções regionais. Desde então, o Coral Vozes de Pernambuco está consolidado na estrutura administrativa da Alepe e representa um importante vetor na política de valorização dos elementos culturais do Estado.