Alunos da Unicap participam do projeto ‘Ciranda Legislativa’

Em 01/11/2023 - 14:11
-A A+

PALESTRA – Os estudantes foram recebidos no Auditório Sérgio Guerra. Foto: Tatiana Seabra

A Alepe realizou mais uma edição do projeto ‘Ciranda Legislativa’, ação que visa aproximar estudantes do curso de Direito das ações do Poder Legislativo. Nesta última terça-feira (31), alunos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) participaram de uma palestra sobre as competências do Poder Legislativo, ministrada pelo consultor Carlos Fernando Lampert Rocha.

“Normalmente, nos cursos jurídicos não existe uma disciplina específica de direito estadual para os alunos. É um tema que enriquece a formação deles”, afirmou Carlos Rocha.

O Ciranda Legislativa é fruto de uma parceria entre a Alepe, Câmara dos Deputados, Unicap e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Por meio da iniciativa, que também conta com o apoio da Unesco, são ofertadas aulas e palestras para estudantes do 1º semestre do curso de Direito da Unicap, no âmbito da disciplina Teoria Política e do Estado.

Nesta edição do segundo semestre de 2023, houve a participação de cerca de 300 estudantes universitários para as atividades na Casa Joaquim Nabuco, no TCE-PE e na simulação legislativa promovida pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e pela Alepe, por meio da Escola do Legislativo (Elepe). Na próxima quarta-feira (8), está prevista uma visita dos estudantes ao pleno do TCE-PE.

O superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, destacou o papel do projeto no aprendizado dos alunos. “O Ciranda Legislativa proporciona uma transformação da consciência política dos estudantes, que vivenciam, in loco, o fluxo dos mandatos parlamentares, sessões plenárias, comissões legislativas, dentre outras atribuições do Poder Legislativo. A Elepe vem se empenhando cada vez mais para estreitar essas parcerias que estimulam o exercício da cidadania”, ressaltou.

Iniciativa – O projeto é uma extensão de uma iniciativa anterior da Alepe, a Vivência Legislativa, que foi lançada em 2019 com o objetivo de envolver estudantes de Direito nas atividades cotidianas da Assembleia. Em 2021, com o início da colaboração com a Câmara dos Deputados, a iniciativa recebeu seu nome atual, mas o formato continua mantido.