Ex-ministro Luiz Fernando Furlan recebe título de cidadão pernambucano

Em 31/10/2023 - 15:10

Ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan recebeu o título de cidadão pernambucano da Alepe, nesta última segunda-feira (30). Nascido em Concórdia (SC), o gestor é atualmente o presidente do conselho do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), colegiado que ajudou a fundar em 2003.

CIDADÃO – O ex-ministro Luiz Fernando Furlan agradeceu o recebimento da honraria. Fotos: Giovanni Costa

“Furlan foi um defensor ativo da indústria brasileira e trabalhou para promover políticas que estimulassem o crescimento econômico, a competitividade e a inserção do Brasil no comércio internacional. Ele também contribuiu para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, o combate à pobreza e a promoção da inclusão social”, disse o deputado João Paulo (PT), autor do requerimento que deu origem à entrega do título. “Por todas essas realizações, o ex-ministro tem um legado importante para Pernambuco e para o Brasil, ao promover o crescimento econômico, estimular a indústria e contribuir para a modernização do país”, completou.

HOMENAGEM – João Paulo foi o autor do requerimento para a concessão do título

Entre os presentes, o senador Humberto Costa (PT), o deputado Eriberto Filho (PSB) e o presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim.

“No período em que foi ministro, Pernambuco, em particular, recebeu uma série de investimentos expressivos. É desse período a decisão política de implementação de uma refinaria de petróleo aqui no Estado”, disse o senador Humberto Costa. “Vimos também um processo rápido de ascensão social na região mais pobre do Estado, que era a Zona da Mata. Quantos cortadores de cana, pessoas que sempre trabalharam praticamente para viabilizar a sua subsistência, se tornaram operários planificados e trouxeram melhoria de qualidade de vida para suas famílias? Graças à atuação do ministro, temos empreendimentos que até hoje são fundamentais para nossa economia”, concluiu.

INDÚSTRIA – Humberto Costa destacou os investimentos feitos durante a gestão de Furlan

“Estive aqui pela primeira vez, em 1982. Fazia um curso no Rio de Janeiro e, num estudo de caso sobre o Nordeste, vim parar no Recife. Desde então, fiquei enamorado pela beleza desse lugar. Meu amor por Pernambuco foi avançando e, durante meu período como ministro, tive a oportunidade de visitar o Estado várias vezes. Hoje, agradeço essa homenagem da Alepe, proposta pelo deputado João Paulo, e tenho muito orgulho de ser o mais novo cidadão pernambucano”, afirmou o ex-ministro.

Perfil

Empresário, engenheiro químico e administrador de empresas, o gestor tem 76 anos. Além de presidir o Lide, é membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), do Conselho Supervisor da Japan House e do Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna.

Comandou a pasta do MDIC entre os anos 2003 e 2007, no primeiro governo do presidente Lula, período marcado fortemente pelo desenvolvimento industrial de Pernambuco.