Ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan recebeu o título de cidadão pernambucano da Alepe, nesta última segunda-feira (30). Nascido em Concórdia (SC), o gestor é atualmente o presidente do conselho do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), colegiado que ajudou a fundar em 2003.
“Furlan foi um defensor ativo da indústria brasileira e trabalhou para promover políticas que estimulassem o crescimento econômico, a competitividade e a inserção do Brasil no comércio internacional. Ele também contribuiu para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, o combate à pobreza e a promoção da inclusão social”, disse o deputado João Paulo (PT), autor do requerimento que deu origem à entrega do título. “Por todas essas realizações, o ex-ministro tem um legado importante para Pernambuco e para o Brasil, ao promover o crescimento econômico, estimular a indústria e contribuir para a modernização do país”, completou.
Entre os presentes, o senador Humberto Costa (PT), o deputado Eriberto Filho (PSB) e o presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim.
“No período em que foi ministro, Pernambuco, em particular, recebeu uma série de investimentos expressivos. É desse período a decisão política de implementação de uma refinaria de petróleo aqui no Estado”, disse o senador Humberto Costa. “Vimos também um processo rápido de ascensão social na região mais pobre do Estado, que era a Zona da Mata. Quantos cortadores de cana, pessoas que sempre trabalharam praticamente para viabilizar a sua subsistência, se tornaram operários planificados e trouxeram melhoria de qualidade de vida para suas famílias? Graças à atuação do ministro, temos empreendimentos que até hoje são fundamentais para nossa economia”, concluiu.
“Estive aqui pela primeira vez, em 1982. Fazia um curso no Rio de Janeiro e, num estudo de caso sobre o Nordeste, vim parar no Recife. Desde então, fiquei enamorado pela beleza desse lugar. Meu amor por Pernambuco foi avançando e, durante meu período como ministro, tive a oportunidade de visitar o Estado várias vezes. Hoje, agradeço essa homenagem da Alepe, proposta pelo deputado João Paulo, e tenho muito orgulho de ser o mais novo cidadão pernambucano”, afirmou o ex-ministro.
Perfil
Empresário, engenheiro químico e administrador de empresas, o gestor tem 76 anos. Além de presidir o Lide, é membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), do Conselho Supervisor da Japan House e do Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna.
Comandou a pasta do MDIC entre os anos 2003 e 2007, no primeiro governo do presidente Lula, período marcado fortemente pelo desenvolvimento industrial de Pernambuco.