Visita de estudantes à Alepe marca nova etapa do projeto ‘Ciranda Legislativa’

Em 24/11/2023 - 15:11

VIVÊNCIA – Além de uma palestra sobre as competências do Poder Legislativo, os estudantes puderam visitar as instalações da Alepe. Foto: Giovanni Costa

A Alepe realizou mais uma edição do projeto ‘Ciranda Legislativa’, ação que visa aproximar estudantes do curso de Direito das ações do Poder Legislativo. Nesta terça-feira (24), a programação das atividades teve início na Alepe, com uma palestra para 150 alunos sobre as competências do Poder Legislativo, ministrada pelo consultor Carlos Fernando Lampert Rocha.

O Ciranda Legislativa é fruto de uma parceria entre a Alepe, Câmara dos Deputados, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Por meio da iniciativa, que também conta com o apoio da Unesco, serão ofertadas aulas e palestras para estudantes do 1º semestre do curso de Direito da Unicap, no âmbito da disciplina Teoria Política e do Estado.

Nesta edição do segundo semestre de 2023, está prevista a participação de 300 estudantes universitários para as atividades na Casa Joaquim Nabuco, no TCE-PE e na simulação legislativa promovida pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e pela Alepe, por meio da Escola do Legislativo (Elepe).

O superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, destacou o papel do projeto no aprendizado dos alunos. “Essa importante iniciativa visa ajudar estudantes em sua trajetória profissional com esta vivência in loco. A Escola, como braço pedagógico da Casa, tem empenhado esforços no sentido de buscar parceiros importantes para aprimorar ainda mais a política de estágio”, ressaltou.

Atividade – Neste primeiro dia, os alunos foram ao auditório Sérgio Guerra na Alepe e foram recepcionados pelo superintendente da Elepe e o professor Manoel Moraes, da Unicap. Após a palestra, os estudantes acompanharam uma sessão no Plenário da Alepe.

“Esse lugar tem um papel muito importante para o direito, pois é aqui onde se formulam as leis. Então, para o estudante da área jurídica, é muito significativo estar num espaço em que os grandes debates fortalecem a democracia e a participação popular”, disse o docente.

Já o consultor Carlos Rocha destacou que a visita e a participação dos estudantes no dia a dia da Alepe e do TCE-PE é bastante relevante para a formação deles. “Normalmente, nos cursos jurídicos não existe uma disciplina específica para o direito estadual para os alunos. É um tema que enriquece a formação”, afirmou.

Iniciativa – O Ciranda Legislativa é uma extensão de uma iniciativa anterior da Alepe, a Vivência Legislativa, que foi lançada em 2019 com o objetivo de envolver estudantes de Direito nas atividades cotidianas da Assembleia. Em 2021, com o início da colaboração com a Câmara dos Deputados, a iniciativa recebeu seu nome atual e o formato que continua a ser mantido até o presente.