Colaboradores da Alepe recebem certificados de cursos de capacitação

Em 07/10/2023 - 16:10

AÇÃO FORMATIVA – Funcionários foram qualificados nas áreas de Direção Defensiva e de Atendimento ao Público. Fotos: Roberto Soares

Aconteceu, na manhã da última sexta-feira (6), a entrega dos certificados dos cursos de Atendimento ao Público e de Direção Defensiva, promovidos pela Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco. As capacitações foram realizadas no mês de julho e tiveram como objetivo melhorar a prestação de serviços da Casa à população e aos seus colaboradores. Ao todo, foram certificados 190 alunos pelos dois cursos.

“Estamos com essa intenção de fazer com que aqueles que estão no dia a dia trabalhando aqui na Casa possam ser valorizados, se sintam estimulados e possam aprimorar cada vez mais o nível de informações”, ressaltou o superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento. De acordo com ele, novas atividades formativas serão promovidas até o final do ano. “Nós já estamos preparando mais dois novos treinamentos para os colaboradores da manutenção aqui da Casa, assim como para aqueles que trabalham na limpeza e conservação.”

O superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, lembrou que a Alepe é a Casa do Povo Pernambucano e disse que o trabalho de capacitação dos servidores é fundamental, sobretudo na área de atendimento ao público. “Qualificar as pessoas que trabalham no atendimento é muito importante porque elas são a porta de entrada para quem chega na Assembleia. A partir de uma orientação inicial mais completa, o público poderá acessar os serviços da Casa com mais facilidade, como os gabinetes, comissões e o Plenário”, destacou.

CONTINUIDADE – O superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento, disse que novos cursos serão ofertados até o final de 2023

Motorista e aluno homenageado da turma de Direção Defensiva, Ricardo Oliveira, ou apenas Dudu, como prefere ser chamado, comentou sobre o ineditismo do curso e elogiou a formação. “Com certeza, não só para mim, como para os meus companheiros, foi maravilhoso. Foi um curso que fez com que a gente aprimorasse não só nosso trabalho, mas também a condução do dia a dia”, disse.

A aluna homenageada da turma de Atendimento ao Público, Tânia Pires, da Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplag), agradeceu a oportunidade da formação. “O curso foi muito bom e agradeço pela oportunidade que a Casa ofereceu para a gente. Sem dúvidas foi de grande valia. Espero que abram mais oportunidades para fazermos mais desses tipos de curso para aprimorar cada vez mais e melhorar nosso atendimento.”

Conteúdo

O curso de Direção Defensiva foi dividido em duas etapas: uma teórica, onde os motoristas da Alepe receberam orientações sobre direção defensiva, normas gerais de circulação e conduta, ajustes ergonômicos dos dispositivos de interação veicular, e inspeção veicular de primeiro escalão; e outra prática, para realização de manobras com os veículos e novas dicas a respeito de manutenção e segurança.

Dividido em três turmas, o curso de Atendimento ao Público trouxe para os servidores aspectos legais do atendimento ao cidadão, conduta ética, ritual de acolhimento, empatia e escuta qualificada, entre outras dinâmicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de comunicação  e expressão dos colaboradores da Alepe.