Elepe e Escola da Câmara do Recife assinam termo de cooperação técnica

Em 04/10/2023 - 16:10

ESCOLAS – O objetivo da parceria é estabelecer cooperação técnica na área de ensino. Foto: Paulo Pedrosa

A Alepe e a Escola do Legislativo Estadual José Joaquim de Almeida (Elepe) assinaram acordo de cooperação técnica com a Câmara Municipal do Recife e a Escola do Legislativo da Câmara. O objetivo da parceria é o estabelecimento de ações básicas de cooperação técnica na área de ensino. A medida vai ampliar e aperfeiçoar a capacidade de ensino e treinamento das duas instituições.

A Elepe, por meio do seu Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais, em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União, tem investido fortemente na disseminação do conhecimento, no âmbito dos legislativos municipais. “A parceria com a Escola do Legislativo da Câmara do Recife possibilitará uma troca efetiva de experiências entre as duas instituições, objetivando a constante difusão de conhecimento”, destacou o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti.

A solenidade de assinatura do termo de cooperação aconteceu na Presidência da Alepe, nesta quarta (4), e contou com a presença de deputados, representantes da Procuradoria e da Escola do Legislativo da Alepe, da Câmara dos Vereadores do Recife e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

“Esse termo de cooperação com a Câmara do Recife fortalece ainda mais os nossos projetos, que visam uma maior aproximação e valorização do Legislativo Municipal”, afirmou o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Por orientação da atual Mesa Diretora, a Elepe tem buscado interiorizar as ações, em conjunto com importantes parceiros, como o Senado Federal (por meio do Instituto Legislativo Brasileiro), o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas de Pernambuco (por intermédio da Escola de Contas).

Fortalecimento

O presidente da Escola do Legislativo Municipal, vereador Zé Neto, destacou que a criação do órgão foi uma iniciativa pioneira da Mesa Diretora e que recebeu com muito entusiasmo essa nova missão. “Esse convênio é o início de um trabalho importante entre as duas casas, um intercâmbio de conhecimento e, sobretudo, de fortalecimento do Poder Legislativo”, afirmou.

O primeiro-secretário da Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael, ressaltou o crescimento da Escola do Legislativo da Alepe. “O trabalho da Elepe, muito bem conduzido pelo superintendente José Humberto Cavalcanti, tem sido uma grande inspiração e exemplo para a nossa escola”, elogiou.