Tradicional prévia do Poder Legislativo Estadual, o ‘Alepe na Folia’ colocou o bloco na Rua da União, nesta terça (6), para festejar junto com os servidores, funcionários e demais colaboradores da Assembleia Legislativa uma das maiores expressões da cultura pernambucana: o Carnaval. No palco, artistas e grupos locais se revezaram no comando da festa, que foi marcada pela diversidade de ritmos tão característica da folia do Estado.
“O ‘Alepe na Folia’ é expressão da alegria do nosso Carnaval. É o momento em que todos os que fazem a Assembleia Legislativa se reúnem para festejar a tradição e a irreverência da folia pernambucana. Que este Carnaval seja marcado pela animação, pela celebração da alegria e do bom humor, com segurança e paz para todos”, disse o parlamentar Álvaro Porto (PSDB), presidente da Alepe.
A prévia contou com apresentação da Orquestra 100% Frevo, Ed Carlos, Bloco Lírico Verde Linho, Silvana Salazar, Maracatu Pantera Nova e André Marreta.
“Além de congregar parlamentares, servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa numa grande sinergia, o ‘Alepe na Folia’ nos permite celebrar uma das principais festividades do calendário cultural do Estado, reconhecido mundialmente como um dos principais polos da folia no Brasil. Recebemos aqui grandes artistas, que nos ajudam a reafirmar o compromisso do Poder Legislativo com a tradição e a diversidade cultural da nossa terra”, disse o primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade).
Entre os parlamentares, estiveram presentes João de Nadegi (PV), Nino de Enoque (PL), Rosa Amorim (PT), Diogo Moraes (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Edson Vieira (União), Cléber Chaparral (União), France Hacker (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), João Paulo (PT), Joãozinho Tenório (Patriota), Simone Santana (PSB), Sileno Guedes (PSB) e Eriberto Filho (PSB).
Iconografia pernambucana
Neste ano, tanto a identidade visual quanto a camisa do ‘Alepe Folia’ foram confeccionadas a partir dos elementos iconográficos criados pelo designer e artista visual Terciano Torres.
Ele assina também a marca dos 189 anos da Alepe, que será comemorado em abril. “A nossa intenção é que, a cada ano, um artista pernambucano crie uma identidade visual para nossas festividades”, disse o chefe do departamento de Relações Públicas da Alepe, Raero Monteiro.