O Dia Internacional da Mulher, na última sexta (8), marcou o encerramento de mais uma edição do programa ‘Alepe Mulher Saúde’. A iniciativa, capitaneada pela Assembleia Legislativa, ofereceu ao longo da semana uma série de atendimentos gratuitos para os servidores da Casa e a população em geral.
Com serviços de saúde e cidadania, foram oferecidos centenas de atendimentos exclusivos às mulheres, tendo como ênfase a prevenção, autocuidado e bem-estar. Ao todo, foram totalizados procedimentos entre exames de mamografia e clínicos de mama, tireoide, consultas oftalmológicas e odontológicas.
Na área de cidadania, direitos humanos e do consumidor, as pessoas puderam ser atendidas nos postos montados pelo Detran-PE, Defensoria Pública, Neoenergia, Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Estadual da Mulher e o Procon-PE, parceiros da ação.
“O objetivo da Alepe é cuidar da mulher como um todo, não só da parte da saúde, mas também do seu bem-estar. Por isso, tivemos uma série de serviços durante a programação dessa semana”, disse o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira.
Durante a ação, as pessoas tiveram ainda a oportunidade de fazer testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatites, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e ainda usar os serviços ambulatoriais do pé diabético, serviço extra voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes.
Presente pela primeira vez no ‘Alepe Mulher Saúde’, a aposentada Shelley Ramos, de 64 anos, falou da necessidade de ter mais espaços de atendimento voltados ao bem-estar da população: “São exames muito importantes, que precisam ser feitos, e são normalmente muito caros. Para pessoas desempregadas, ou aposentadas, é difícil pagar por planos de saúde e consultas isoladas. Então, é uma prestação de serviço importante”, afirmou.
Fórum
Com o encerramento do ‘Alepe Mulher Saúde’, a Casa Legislativa vai promover o 1º Fórum Mulher. Agendado para acontecer entre os dias 11 e 15 de março, o evento conta com a realização de palestras e debates sobre as vivências, lutas e os direitos das mulheres. Inscreva-se aqui gratuitamente.