Alepinha Literária: “Os Donos do Parquinho” é lançado no Compaz do Ibura

Em 18/04/2024 - 18:04

APRENDIZADO E DIVERSÃO – Cerca de 250 crianças de escolas públicas da rede municipal do Recife participaram do lançamento. Fotos: Jarbas Araújo

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta (18), a Assembleia Legislativa promoveu o lançamento da publicação Os Donos do Parquinho, no Compaz Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura (Recife). Escrito pela jornalista Carly Falcão e ilustrado por Laura Morgado, o livro integra o selo Alepinha Literária e faz uma correlação com o Poder Legislativo, ao mostrar que a convivência em sociedade passa por regras e leis criadas pelos deputados.

Com a presença de 250 crianças de seis escolas públicas da rede municipal do Recife, o evento contou com a participação da contadora de história Ilana Ventura, brincadeiras e distribuição da obra, que visa despertar nas crianças o interesse pelo universo da leitura.

“É uma alegria muito grande participar do segundo lançamento da Alepinha Literária. Dessa vez, o livro trata de um assunto muito importante, que é o zelo, a preservação, o cuidado dos bens públicos. Estou aqui representando a Frente Parlamentar da Primeira Infância, que tem também como objetivo cuidar das nossas crianças até os seis anos. Parabenizo a Alepe por essa iniciativa louvável. Essa ação faz a diferença na vida da criançada e das famílias”, disse a deputada Simone Santana (PSB).

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Autora da obra, jornalista Carly Falcão fez a leitura do livro ao lado de Ilana Ventura

O superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento, falou do compromisso da Casa em expandir sua atuação nas regiões pernambucanas e da importância do projeto para o fortalecimento da cidadania. “Essa ação literária permite que a Alepe dialogue com a sociedade e ultrapasse os muros do Parlamento para se fazer presente nos mais diversos territórios do Estado. Os Donos do Parquinho tem o intuito despertar nas crianças o senso de coletividade, de brincar junto e de compreender as normas e as regras, que regem a vida em sociedade. A nossa intenção é cada vez mais estimular os leitores do futuro”, ressaltou o gestor.

Responsável pela gestão das cinco unidades do Compaz no Recife, o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Moraes, destacou que a rede de equipamentos está sempre aberta para parcerias e iniciativas que levem lazer e cultura aos bairros recifenses. “É a Casa do Povo Pernambucano se deslocando para o Ibura, bairro que durante muitos anos esteve isolado, por ser considerado violento. Ações como essa fortalecem o pertencimento dos moradores com o local que vivem e mostram que é possível desfrutar aqui dentro de ações culturais e entretenimento”, afirmou Moraes.

Enredo

“Os Donos do Parquinho” ressalta, de maneira lúdica, a importância de preservar e compartilhar os espaços públicos, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos e traz noções de gentileza e cidadania.  A história se passa num parquinho envolvendo disputa entre crianças pelo acesso aos equipamentos. Ao longo da narrativa, a história revela o aprendizado dos personagens pelo convívio social.

“O livro trabalha a questão do bem público. Nele, as crianças estão sempre disputando, cada uma se apropriando de um brinquedo, o que é muito comum na primeira infância. A ideia é despertar na criança o aprendizado do compartilhar. A questão da coletividade é o centro da narrativa”, explicou Carly Falcão, autora da publicação.

A obra está disponível para download abaixo. Em breve, a publicação será distribuída gratuitamente para escolas, bibliotecas e instituições parceiras.

Clique aqui para baixar o livro

PARCERIA – Selo literário é uma iniciativa da Mesa Diretora, da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão de Educação e Cultura da Alepe

Alepinha Literária

O selo batiza a coleção de livros infantis que traduz temas do Poder Legislativo para as crianças. Coordenado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, o projeto é uma iniciativa da Mesa-Diretora, da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa. Saiba mais sobre a coleção aqui.

Obras infantis

A primeira edição da coleção do ‘Alepinha Literária’ foi apresentada, no ano passado, na Bienal Internacional do Livro, em Olinda, com o lançamento do livro ‘Quem Mora no Palácio Azul’. Direcionada para crianças de 0 a 6 anos, a obra faz com que o público infantil comece a entender, de forma lúdica, o que faz um deputado, além das noções de empoderamento e representatividade.

Dia Nacional do Livro Infantil

Aprovada pelo Congresso Nacional desde janeiro de 2022, a data integra o calendário oficial do Brasil e presta uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia, em 1882, na cidade de Taubaté (SP).

Autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “O Saci”, “A Chave do Tamanho”, o autor é considerado o pai da literatura infantil no Brasil.