Alepe Cuida desembarca em Santa Cruz do Capibaribe

Em 17/04/2024 - 13:04

AÇÃO CIDADÃ – Consultas médicas, exames de mamografia, ultrassonografia e vários outros serviços foram oferecidos à população local. Fotos: Natam Liberato/Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Localizada no Agreste, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe recebeu, nesta quarta e quinta (24 e 25), uma edição do Alepe Cuida. Programa de atendimento gratuito em saúde e cidadania do Poder Legislativo Estadual, a iniciativa proporcionou mais de 2.200 atendimentos à população santacruzense.

Dentre as atividades realizadas dentro do Parque Municipal Wellington Monteiro, constaram consultas, exames, vacinação, testagem rápida, retirada de documentos e serviços de orientação e inclusão social.

“Com a oferta itinerante desses serviços pelas cidades do Estado, reafirmamos o nosso compromisso de aproximar cada vez mais a Alepe da população pernambucana”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB).

Além de consultas médicas nas áreas de clínico geral, ginecologista, urologista, oftalmológica, mastologista, nutricionista e odontologia, o público teve a oportunidade de realizar exames em mamografia, ultrassonografia e citologia.

Parceiros

Graças à parceria com outros órgãos e instituições pernambucanas, o Alepe Cuida contou ainda a emissão de carteira de identidade (Instituto Tavares Buril), exames de DNA, correção de registro de nascimento (Defensoria Pública), orientação sobre emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de recursos de multas (Detran-PE) e orientação de cirurgias eletivas municipais (Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe).

ALCANCE – Parceria da Alepe com demais órgãos públicos gerou atendimento a mais de 2.200 pessoas. Foto: Natam Liberato/Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Para os pequenos empresários da região, houve a oferta de serviços de orientação sobre abertura do Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamentos de dívidas (MEI), obtenção de créditos (BNB) e atendimentos para os mais variados segmentos do comércio.

Já os agricultores da região puderam ter mais informações a respeito de emissões do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“O apoio desses parceiros é de fundamental importância para a garantia dos serviços de saúde e de cidadania ofertados pela Assembleia Legislativa por meio do Alepe Cuida”, reforçou o primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade).

Programa

O ‘Alepe Cuida’ é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO) e tem por objetivo percorrer todo o Estado. Nesta edição, teve como parceiros a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, o Banco do Nordeste, a Defensoria Pública, a Fecomércio (Sesc/Senac), o Sebrae, o Instituto Tavares Buril, a Fundação Altino Ventura, o Conselho Regional de Odontologia e Senar.