Alepe realiza 300 atendimentos no mutirão de combate ao glaucoma

Em 29/05/2024 - 16:05
-A A+

MAIO VERDE NA ALEPE – O mutirão foi feito em parceria com a Fundação Altino Ventura, ao longo de três dias. Foto: Nando Chiappetta

A Alepe promoveu nesta semana um mutirão de combate e prevenção ao glaucoma. Gratuita, a iniciativa contabilizou 300 atendimentos à população pernambucana, dentre consultas, exames oftalmológicos e encaminhamentos ao tratamento. A ação, feita em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), soma-se aos esforços da campanha do Maio Verde, que visa aumentar a conscientização sobre a doença ocular, tida como a maior causa de cegueira irreversível do mundo.

INTERVENÇÃO MÉDICA – Responsável por coordenar a ação, por meio da Superintendência de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira destacou que a iniciativa teve como novidade o encaminhamento dos pacientes ao tratamento, após os exames. Foto: Amaro Lima

“Ao decorrer do ano, a Assembleia Legislativa tem realizado uma série de campanhas na área da saúde. Dessa vez, além das consultas e dos exames, encaminhamos os pacientes para FAV, entidade responsável pelo tratamento da doença, após avaliação e identificação médica durante o mutirão”, disse o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO), Wildy Ferreira, que coordenou a ação.

Ao longo de três dias, foram oferecidas gratuitamente consultas oftalmológicas com foco no glaucoma, exames como avaliação de acuidade (teste da capacidade visual), refração completa (para saber grau), exame de movimentos oculares (avaliação do alinhamento dos olhos), tonômetro de sopro (para medir a pressão do olho), dentre outros.

PREVENÇÃO – Valmir Leandro falou da importância da rotina das consultas para o tratamento do glaucoma. Foto: Roberta Guimarães

“É muito bom contar com uma equipe como essa para realizar tantos procedimentos oculares. Já venho fazendo um acompanhamento na FAV, instituição que nos ajuda a acompanhar a evolução ou regressão do glaucoma”, disse o professor Valmir Leandro.

ATENÇÃO À SAÚDE – Mauricélia Lima foi uma das pacientes atendidas no mutirão promovido pela Alepe. Foto: Roberta Guimarães

“Esses mutirões chamam atenção para cuidarmos da nossa saúde e, em especial, termos mais cautela em relação à visão”, afirmou a doméstica Mauricélia Lima.

Cegueira

O glaucoma é uma doença silenciosa e sem cura que não apresenta sintomas de forma precoce. Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma revelam que cerca de 1,5 milhão de pessoas têm a doença no Brasil. Os oftalmologistas alertam que a enfermidade é a principal causa de cegueira e deficiência visual irreversível, sendo fundamental a necessidade de um diagnóstico precoce para retardar o avanço da doença.

VISITA AO MUTIRÃO – Os médicos oftalmologistas Rinalda Vaz e Hellmann Cavalcanti acompanharam as ações do Maio Verde na Alepe. Foto: Nando Chiappetta

“O número de pessoas afetadas tende aumentar cada vez mais, devido ao envelhecimento da população. Diante disso, é essencial esse tipo de ação promovida pela Alepe, já que nessas ocasiões podemos explicar aos pacientes e trazer essa conscientização sobre essa enfermidade ocular”, declarou o médico oftalmologia Hellmann Cavalcanti, representante da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a doutora Rinalva Vaz destacou que “a mensagem mais importante desse tipo de ação é chamar a atenção para essa doença assintomática e progressiva”. “Quanto mais informações a população tiver, mais fácil será a detecção e tratamento do glaucoma”, ressaltou Vaz.