Alepe inicia a Semana do Meio Ambiente

Em 03/06/2024 - 17:06

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Vizinho à Alepe, o Ginásio Pernambucano sediou o primeiro dia de atividades da Semana do Meio Ambiente. Fotos: Roberta Guimarães

A Assembleia Legislativa deu início à programação da Semana do Meio Ambiente 2024, nesta segunda (3). Sob o tema ‘Restauração da Terra: Combatendo a Desertificação e Fortalecendo a Resiliência à Seca’, o evento segue até a próxima sexta (7), com uma série de palestras, audiências públicas e visitas técnicas, além da inauguração da exposição Galeria Reciclada, feita em parceria com a Cepe. As ações são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe.

A abertura do evento foi marcada pela palestra ‘Escolas pela Justiça Climática’, ministrada pela professora Thaynah Leal (ETE Maximiano Campos) no auditório do Ginásio Pernambucano (GP), instituição de ensino vizinha à Alepe.

No encontro, alunos e professores puderam discutir iniciativas que as escolas podem adotar para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e de que maneira a comunidade escolar pode protagonizar a luta pela promoção da justiça climática.

“A escola é um lugar estratégico para debater com a juventude sobre o mundo em que vivem e viverão. É um espaço para gerar reflexões e soluções. Com isso em mente, trouxemos para palestra algumas estratégias para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos”, disse a professora Thaynah Leal.

ENCONTRO – Alunos e professores debateram os efeitos da crise climática nas grandes cidades

Com a participação de vários alunos do ensino médio, o debate marcou também o lançamento do projeto de Conscientização Socioambiental do GP, que prevê a criação de uma horta comunitária, campanhas de reciclagem, palestras sobre o uso eficiente de recursos naturais e um concurso de ideias para ampliar as ações ecológicas da escola.

Aluno do 3º ano do Ginásio Pernambucano, Carlos Paz assistiu à palestra e falou sobre a necessidade das pessoas se informarem mais a respeito dos desastres climáticos. “Se cada um fizer o seu papel, já ajuda. Limitar o gasto de água no seu dia a dia, lembrar de apagar as luzes e buscar se empenhar em causas que protejam o meio ambiente”, destacou.

Programação

Ancoradas no selo Alepe Sustentável, Solidária e Inclusiva, as atividades da Semana do Meio Ambiente seguem até sexta (7). Veja aqui as ações programadas.