Alepe nos Trinques: coral Vozes de Pernambuco tem nova sala para ensaios e reuniões

Em 28/11/2025 - 08:11
-A A+

ALEPE NOS TRINQUES – Sala do coral está de cara nova, com mais conforto e acessibilidade para o grupo. Foto: Gabriel Costa.

A completa requalificação da sala do coral Vozes de Pernambuco da Alepe é mais uma  ação realizada pela Superintendência Administrativa (SUPAD) no âmbito do projeto “Alepe nos Trinques”. A iniciativa visa melhorar a estrutura, a funcionalidade de ambientes e contribuir para o bom funcionamento da Casa. O novo espaço trouxe melhores condições para os 32 integrantes do grupo, que existe há mais de 20 anos no Poder Legislativo. A sala do coral fica no primeiro andar (sobreloja) do Edifício Caeté, localizado na Rua da União. 

De acordo com o Superintendente Administrativo da Alepe, Roberto Andrade, o espaço se encontrava em condições precárias antes da obra. “Verificamos que era preciso fazer algo com urgência. O grupo não tinha como continuar em um espaço que estava naquela situação. Mas, agora, a sala está completamente renovada”, comemorou.

Tatielle Silva, uma das arquitetas responsáveis pela obra, detalhou os problemas encontrados antes da intervenção. “O banheiro estava com vários vazamentos, o revestimento não era adequado e os vasos sanitários eram antigos. A estrutura da sala também estava bem crítica, com paredes apresentando infiltração e o piso extremamente danificado. A parte elétrica, também antiga, representava risco à segurança e as esquadrias foram danificadas depois de um furto no local”, explicou. 

A requalificação incluiu uma série de melhorias estruturais e de segurança. Foram realizados, por exemplo, serviços de remoções e demolições, pintura das paredes, teto e grades, instalação de corrimão para melhorar a acessibilidade, revestimento e tratamento de superfícies, além de novas instalações elétricas. Também foi feita a troca do piso, reparos na parte hidráulica, instalação de novos sanitários e renovação do mobiliário.

Depois de um mês de reformas, a nova sala foi inaugurada no dia 1º de setembro. Para os integrantes do grupo, a transformação é mais do que estrutural, é uma renovação de ânimo e inspiração. “A sala do coral, que antes estava em condições insalubres e totalmente inadequada para os ensaios, renasceu transformada. O que antes era limitação, hoje é inspiração. O espaço tornou-se um verdadeiro templo da música e da convivência, onde cada voz pode ecoar com dignidade e conforto”, celebrou Cristiane Alves, chefe do Departamento de Projetos Sociais e integrante do Coral.