Biblioteca da Alepe promove debate sobre o clássico “Um Conto de Natal”

Em 19/12/2024 - 13:12
-A A+

A Biblioteca da Alepe promoveu nesta quinta (19) mais uma edição do Clube de Leitura. O livro lido durante o mês de dezembro foi “Um Conto de Natal”, escrito pelo autor britânico Charles Dickens (1812-1870). Servidores e demais colaboradores da Casa se reuniram para discutir suas percepções acerca da obra.

ESÍRITO NATALINO – Participantes do Clube de Leitura compartilham reflexões sobre livro de Charles Dickens. Foto: Anju Monteiro

Enredo

Publicado em 1843, “Um Conto de Natal” (A Christmas Carol) é uma das histórias mais conhecidas e adaptadas da literatura mundial. A obra é um conto de Natal que transmite mensagens de solidariedade, redenção e o verdadeiro espírito natalino.

A história se passa em Londres e tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um velho e avarento empresário, que despreza o Natal e todas as celebrações ligadas à data. Scrooge é egoísta, solitário e trata mal todos ao seu redor, incluindo seu sobrinho Fred, que o convida repetidamente para celebrar o Natal, e seu empregado Bob Cratchit, que sofre com as condições de trabalho impostas pelo patrão.

Na véspera de Natal, Scrooge é visitado pelo espírito de seu antigo parceiro de negócios, Jacob Marley, que morreu sete anos antes. Marley, condenado a vagar pelo mundo após sua morte como uma alma penada, explica que Scrooge terá o mesmo destino de sofrimento eterno, a menos que se arrependa de suas atitudes egoístas. Para ajudá-lo, Marley avisa que três espíritos visitarão Scrooge naquela noite.

Após as visitas dos três espíritos, Scrooge acorda na manhã de Natal, transformado. Ele se arrepende sinceramente de suas atitudes e decide mudar sua vida. Ele começa a tratar Bob Cratchit com mais generosidade, ajuda a família de seu empregado e faz o possível para garantir que Tiny Tim receba o tratamento que precisa. Scrooge se torna uma pessoa amável e altruísta, e passa a celebrar o verdadeiro espírito do Natal.

Gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo comentou sobre a mensagem de reflexão sobre generosidade e autoconhecimento que o livro possui. “Será que todo mundo vai fazer essa reflexão? Ter essa oportunidade de olhar para sua vida? Como eu estou agindo hoje, como projeto meu futuro?”, pontuou.

Projeto 

O Clube de Leitura da Alepe foi fundado em 2018 e, desde então, abre suas portas, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, para os interessados em literatura. Colaboradores do Legislativo Estadual e o público em geral podem participar da atividade, que acontece na Biblioteca da Alepe, localizada na Rua da União, 397, no hall do Anexo I.

Ao final da conversa, o grupo sorteia uma nova obra para ser lida e discutida no mês seguinte. Para participar das próximas edições do Clube de Leitura, basta entrar em contato com a Biblioteca da Alepe pelo telefone: (81) 3183-2252.