Com três mil atendimentos realizados, Alepe encerra campanha ‘Juntos nos Cuidamos’

Em 01/11/2023 - 14:11
-A A+

JUNTO NOS CUIDAMOS – A iniciativa reuniu diversos serviços médicos à população pernambucana e aos servidores da Alepe. Foto: Roberto Soares

A Alepe promoveu, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, uma série de atividades em torno da campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul’. Capitaneada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO), a ação teve como objetivo oferecer diferentes serviços de saúde à população e aos servidores do Poder Legislativo.

Sucesso de público, as três mil vagas disponibilizadas ao atendimento foram preenchidas em menos de 24h. A iniciativa teve como parceiros a Fundação Altino Ventura, Prefeitura do Recife, Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e Fecomércio (Federação do Comércio Varejista de Pernambuco), que inclui o Sesc e Senac.

“Campanhas como essas reforçam o compromisso da Alepe com a saúde e a qualidade de vida dos servidores e da população. Disponibilizar informações e serviços, seja aos servidores da Casa seja à sociedade, evidencia o trabalho da Assembleia em favor da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e da próstata. Estamos mobilizados e conectados com as ações que disseminam a cultura da prevenção no Brasil e no mundo”, disse o presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB).

PARCERIA – A iniciativa contou com a colaboração de diversos parceiros institucionais. Foto: Paulo Pedrosa

“A prevenção tanto do câncer de próstata quanto o da mama é importante. Por isso, decidimos fazer na Alepe esse grande mutirão que contemplou exames de prevenção, laboratoriais e ultrassonografia. A ideia foi criar uma grande rede de cuidado”, disse o superintendente da SSMO, Wildy Ferreira.

Nesta quarta-feira (1º), último dia de ação da campanha na Alepe, foi marcada pelos últimos atendimentos médicos oferecidos durante a ação. Foram ofertados os serviços de oftalmologia, ultrassom, pé diabético, citologia, odontologia, mastologia, urologia, ginecologia, clínica médica, endocrinologia, cardiologia, neurologia, fonoaudiologia, exames de prevenção e laboratoriais, além de práticas integrativas de autocuidado e bem-estar.

Renata Couto, oftalmologista da Fundação Altino Ventura, ressaltou a relevância de iniciativas de prevenção direcionadas à comunidade mais suscetível. “Muitas pessoas têm dificuldade no acesso a serviços de saúde pública. Com essas ações, a gente consegue alcançar cada vez mais pessoas que não teriam a oportunidade de ir à sede da Fundação Altino Ventura”, disse Couto.

“Saúde é um dos compromissos da Casa de Todos os Pernambucanos e, nos meses de outubro e novembro, intensificamos os serviços do setor para atender nossos servidores e a população em geral. Os números são alarmantes e a prevenção é primordial para reduzirmos as estatísticas”, frisou o primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade).

COMO SE CUIDAR – Além de atendimento médico, a campanha ofereceu uma série de palestras à população. Foto: Paulo Pedrosa

Conhecimento – Para além dos atendimentos médicos, a campanha ofereceu palestras durante todos os dias da ação. O painel inaugural foi sobre o ‘Método 5DNA: Alta tecnologia e inteligência artificial promovendo saúde’, mediado pela doutora Etelvina Vaz. A médica destacou como a inteligência artificial pode auxiliar nos tratamentos e identificações de doenças. “Hoje temos a tecnologia ao nosso favor. Com isso, podemos fazer mapeamentos genéticos que podem mostrar a sua real tendência a desenvolver o câncer e todas as outras doenças”, disse Vaz.

A palestrante sobre ‘Cuidados com a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata e pênis’, a médica Neves Figueiroa, comentou que a preocupação do homem com a saúde tem melhorado, mas que ainda pode ser melhor. “O homem ainda busca o serviço de saúde pela terceirização, para se tratar e não para se cuidar. Ainda existe um certo tabu”, explicou.

Já o instrutor do Sesc, Thiago Reis, responsável pelo painel sobre ‘Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca’, relembrou que a primeira semana de novembro é destinada ao combate do carcinoma que, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), será o oitavo tipo câncer com mais incidência no Brasil nos próximos anos. “A saúde bucal é vital e muitas pessoas às vezes negligenciam. O importante é sempre estar fazendo o autoexame e tomar atitudes quando há qualquer anomalia, como um nódulo, um tumor, procurando o cirurgião dentista”, disse Reis.

RECEPÇÃO POSITIVA – Em menos de 24h, todas as vagas de atendimento médico oferecidas à população foram preenchidas. Foto: Nando Chiappetta

Atendimentos gratuitos – A recepção da população foi bastante positiva, dado o número de especialidades oferecidas de forma gratuita. Mauricéia da Silva, uma das primeiras pessoas a serem atendidas no início da campanha, expressou sua gratidão pela ação. “Eu estava precisando de atendimento e está sendo muito difícil agendar consultas nos postos. Então, é muito bom contar com esse serviço”, disse a diarista.

Além do atendimento ao público externo, funcionários da Alepe também puderam usufruir dos serviços prestados. “Quando o atendimento é feito assim no local de trabalho, como é meu caso, facilita bastante. Não preciso me ausentar totalmente do serviço”, disse Jorge Bernardo, servidor da Biblioteca da Alepe.

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL – No dia do lançamento da campanha, um grande laço humano foi formado em frente à Alepe. Foto: Giovanni Costa

Laço humano – Na tarde do dia 23 de outubro, aconteceu o lançamento oficial da campanha em frente ao Edifício Governador Miguel Arraes. Para esse momento, parlamentares e funcionários da Assembleia Legislativa vestiram-se nas cores rosa e azul para formar um grande laço humano, símbolo da iniciativa.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA – Representando a Mesa-Diretora da Alepe, a deputada Socorro Pimentel falou da importância da prevenção. Foto: Giovanni Costa

Presente no lançamento, a 3ª secretária da Mesa-Diretora da Alepe, deputada Socorro Pimentel (União), ressaltou a importância da campanha na prevenção e diagnóstico de doenças graves. “Como médica, sinto-me contemplada porque são três mil atendimentos médicos ofertados à população pernambucana que, com o diagnóstico correto, poderá aumentar a possibilidade de cura”, disse a parlamentar.