A Alepe foi palco, na sexta (25), da segunda edição do Festcoros, o festival de canto coral do Parlamento estadual. Participaram do evento nove grupos, entre os quais o Vozes de Pernambuco, formado por servidores do Legislativo pernambucano e em atividade desde 2002. As apresentações, todas gratuitas, ocorreram no auditório Sérgio Guerra. O repertório passou por gêneros como forró, bossa nova, MPB, gospel, ópera e música sacra.
A regente do Vozes de Pernambuco, Míriam Cecília Machado Gomes, destacou a importância do evento como forma de compartilhar experiências com grupos musicais semelhantes. “A gente divide nosso conhecimento musical com os outros coros e vê a energia, a diversidade musical e a característica que cada coral tem”, explicou a mestrina.
Socorro Estrela, uma das regentes do Coral Maestro Pedro Santos, da Assembleia Legislativa da Paraíba, comemorou o retorno ao Recife para a segunda edição do Festcoros. “É um prazer enorme voltar a essa terra que respira cultura. A sensação é de muita alegria. Nós fundamos o coral na Paraíba em 1999, e o de Pernambuco surgiu em 2002, com base no nosso projeto. Hoje, estar com vocês e saber que o coral Vozes de Pernambuco continuou e recebe o apoio da Casa, assim como o nosso, é um grande prazer”, declarou.
Apresentações
O primeiro coral a se apresentar foi o Vozes de Pernambuco, da Alepe. Em seguida, foi a vez do Coral Maestro Pedro Santos que, além de Socorro Estrela, tem Ariadne Lima na regência. Também foram à ribalta o coral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, regido por Bruno Silva Santos; o Simplesmente Marias, conduzido por Mônica Muniz; e o Athus Vocal, regido por Ozani Malheiros.
A noite contou ainda com a apresentação do coro sinfônico da Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, regido por Abinaésia Sousa; da Associação Coral Nossa Música, também regida por Míriam Cecília Machado Gomes; do Grupo Vocal Blue Jeans, conduzido por Ernandes Candeia, e finalmente do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, com os solistas Camila Fernandes e Avner Pereira e novamente a regente Mônica Muniz.
Além da música, o Festcoros contou com homenagens ao superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento; ao consultor legislativo José Carlos Santana, coordenador do coral Vozes de Pernambuco, e às maestrinas Míriam Cecília Machado Gomes e Andreia Perruci, do coral da Alepe.