
IRÃ – Participantes do Clube de Leitura debatem a Revolução Islâmica e seus impactos na sociedade. Foto: Anju Monteiro
A Biblioteca da Alepe promoveu na quinta (27) mais uma edição do Clube de Leitura. O livro lido durante o mês de março foi “Persépolis (Completo)”, escrito pela autora iraniana Marjane Satrapi. Servidores e demais colaboradores da Casa se reuniram para discutir suas percepções acerca da obra.
Enredo
Persépolis é uma graphic novel, ou seja, uma história em quadrinhos, que narra a infância e adolescência da autora Marjane no Irã durante e após a Revolução Islâmica de 1979. A história é contada a partir da perspectiva de Marjane, uma jovem iraniana que vive as complexas mudanças políticas e sociais em seu país, ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios típicos da adolescência.
A história começa com uma menina de 6 anos, ainda inocente, profundamente influenciada pelas transformações do seu país. Ela testemunha a queda do xá (monarca do Irã) e a ascensão do regime fundamentalista islâmico. A partir daí, sua vida é marcada por restrições severas, especialmente para as mulheres, com a obrigatoriedade do uso do véu e uma série de limitações à liberdade pessoal.
À medida que cresce, Marjane se torna mais consciente das injustiças e do autoritarismo que dominam o Irã, além de experimentar os efeitos da guerra com o Iraque, que traz mais violência e repressão ao país. Ela também começa a questionar o que lhe é ensinado, desenvolvendo um espírito rebelde, ao mesmo tempo em que tenta lidar com questões de identidade, religião e liberdade.
É a primeira vez que o Clube de Leitura da Alepe lê uma biografia e uma história em quadrinhos, como pontuou Sirlênia Araújo, superintendente da biblioteca. “Nunca antes tínhamos lido uma biografia nesse formato. A história é muito interessante e você se envolve com a realidade de uma cultura muito rígida, toda a questão das vestimentas e a maneira misógina que eles tratam as mulheres. Me emocionei”.
Projeto
O Clube de Leitura da Alepe foi fundado em 2018 e, desde então, abre suas portas, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, para os interessados em literatura. Colaboradores do Legislativo Estadual e o público em geral podem participar da atividade, que acontece na Biblioteca da Alepe, localizada na Rua da União, 397, no hall do Anexo I.
Ao final da conversa, o grupo sorteia uma nova obra para ser lida e discutida no mês seguinte. Para participar das próximas edições do Clube de Leitura, basta entrar em contato com a Biblioteca da Alepe pelo telefone: (81) 3183-2252.