PedalAlepe reúne 1.500 pessoas para celebrar os 188 anos da Assembleia

Em 03/04/2023 - 10:04
-A A+

PARTICIPAÇÃO – Centenas de pessoas percorreram um trajeto de 5km pelas ruas do Recife.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco iniciou a celebração de seus 188 anos, completados oficialmente no último dia 1º, com o passeio ciclístico PedalAlepe. Mais de 1.500 pessoas compareceram ao passeio, realizado na manhã ensolarada do último domingo (2). O evento, aberto e gratuito, reuniu uma série de atividades voltadas tanto ao público interno de parlamentares, gestores e funcionários, quanto à população, que compareceu em grande número à Rua da União, no Recife, sede do Legislativo Estadual.

No local, houve distribuição de kits, alongamento, serviço de manutenção de bikes, sorteios e, principalmente, muita animação ao longo dos 5 km do passeio que percorreu parte do centro da capital pernambucana. Muitos dos participantes nunca haviam estado na Alepe e agora sabem que podem exercer a cidadania por meio da Casa. O ciclista Cláudio Vitório e o casal Rogério Pinho e Fabiana Rodrigues, integrantes do Pedala Santo Amaro, visitaram a Assembleia pela primeira vez, neste domingo. 

Eles comentaram que há muita camaradagem entre os grupos de ciclistas, que compareceram às dezenas no PedalAlepe e demandam a construção de mais ciclofaixas seguras na Região Metropolitana. “É preciso olhar mais para o ciclista. Há muitos acidentes, muitos motoristas que não respeitam”, aponta Rogério Pinho. Já Fabi

ana, destacou que a promoção da saúde mental é um dos grandes benefícios da prática esportiva. “Para o psicológico é muito bom a gente estar pedalando e saber como é bom a gente sentir a adrenalina, o vento, a natureza, tudo que Deus faz de maravilhoso. É um esporte espetacular”.

Por outro lado, o ciclismo, como prática sustentável, saudável e integradora, foi apresentado a outras tantas pessoas. O lojista Daniel Santos, que montou uma barraca para vender acessórios de ciclismo junto ao passeio, notou a presença de quem nunca havia estado em um evento similar e elogiou a organização do PedalAlepe. “Teve gente aqui no Cabo, Prazeres, gente do Ibura, que veio pela primeira vez e estão amando o evento”. Uma dessas pessoas foi Matilde Watts, servidora da Superintendência de Gestão de Pessoas da Alepe: “é maravilhoso, uma oportunidade única de unir a família no local de trabalho”. 

A inclusão, como marca do evento, também contemplou pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como afirmou Fernando Santos, assessor parlamentar e integrante do grupo Vamos de Bike, que apoiou o evento. “Vamos de Bike é um projeto voluntário, que visa o incentivo da prática do exercício físico e da inclusão social. Aqui no PedalAlepe, estamos com bicicletas inclusivas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual”, explicou.

Integrados à multidão de ciclistas, estavam também parlamentares. O deputado Henrique Queiroz Filho (PP), saudou a iniciativa da Mesa Diretora e do corpo gestor da Casa e afirmou que a aproximação entre Alepe e a população demonstra a representatividade social do Parlamento. “Representa o verdadeiro poder da democracia, que é exercido hoje pelo povo. É graças ao Poder Legislativo, à nossa Assembleia Legislativa, que o povo tem vez, tem voz, e tem a sua representatividade aqui dentro do parlamento, representada pelos seus deputados e deputadas”.

A valorização da prática democrática também foi destacada por João Paulo (PT). “Acho que esta atividade acende ainda mais a esperança e a importância da continuidade da democracia. O Parlamento é um desses símbolos fortes. Em segundo lugar, a Assembleia está em contato com a população. Junta pessoas e promove a saúde”. Também participaram do evento o deputado João de Nadegi (PV), e o vereador do Recife Fred Ferreira (PL).

O Superintendente Geral da Alepe, Isaltino Nascimento, adianta que outros eventos como o PedalAlepe serão realizados para estreitar os laços entre a instituição e segmentos diversos da população. “É um compromisso da nova Mesa Diretora da Assembleia, particularmente do presidente Álvaro Porto (PSDB) e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), em fazer com que a Assembleia possa estabelecer uma relação com a sociedade como um todo”.

A expectativa é a mesma por parte dos servidores da Casa, como afirmou o presidente do Sindilegis, Ítalo Lopes. “A palavra que define a avaliação do Sindilegis para a atividade do PedalAlepe é satisfação. Ações como essa, com esse teor integrativo, de valorizar a saúde, a mobilidade ativa e, acima de tudo, os 188 anos da Casa do Povo pernambucano, terão sempre o apoio do nosso sindicato”.

Chamou a atenção a presença de famílias inteiras no PedalAlepe. O vínculo entre gerações pode ser estabelecido por meio de ensinamentos, como os de Miqueas Santino para o filho Heitor Vasconcelos, de 8 anos. Santino comentou que, desde cedo, quer promover hábitos saudáveis: “Eu acho que é muito importante difundir essa questão do transporte sustentável, limpo”. A lição é levada a sério por Heitor, que conta, orgulhoso, que já conseguiu pedalar 20 km, marca que ele quer quebrar em breve. “Agora a meta é 30 km”.

Terminado o percurso, a multidão permaneceu à frente do Edifício Miguel Arraes, animada com o anúncio dos vencedores dos sorteios, que distribuíram descontos no Instituto Movimento e nas academias We Crossfit e Treno Fitness. O prêmio principal, como não poderia deixar de ser,  foi uma bicicleta. 

O público aguardou ansiosamente até o final do evento para tentar a sorte, que sorriu para o garoto de cinco anos que vai ser um novo ciclista recifense. O ajudante de vidraceiro Amauri Vicente da Silva, que pedala regularmente há 29 anos, ganhou o prêmio e decidiu na hora  que daria a bicicleta de presente. “Quando eu chegar em casa vou entregar de presente ao meu neto Artur Gabriel”, prometeu emocionado. 

Um banho de mangueira, cortesia do Corpo de Bombeiros, encerrou o evento. Foi o final do PedalAlepe, mas o começo de um vínculo mais próximo entre a Assembleia e pessoas como Fabiana, Heitor e Amauri.