
LIVRO ANDARILHO – Ação incentiva gosto pela leitura. Foto: Gabriel Costa
Para marcar o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Biblioteca da Alepe promoveu mais uma edição do projeto “Livro Andarilho”. A iniciativa estimula o hábito da leitura entre os servidores e o público em geral, por meio da distribuição de livros em pontos estratégicos do Recife. A ideia é que as obras sejam lidas e, em seguida, deixadas em outros pontos para o próximo leitor. Assim, elas “andam” de mão em mão, criando uma corrente de compartilhamento e de descoberta literária.
De acordo com a gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a ação tem um papel simbólico e social importante e rompe as barreiras físicas da biblioteca ao levar livros para espaços públicos. “É uma ação que celebra o livro como instrumento de liberdade e transformação social. O Livro Andarilho conecta o Legislativo com a população de forma sensível e inclusiva. A presença dos servidores e voluntários distribuindo livros e conversando sobre leitura torna o projeto um gesto de acolhimento, humanizando a instituição e fortalecendo laços com a sociedade”, ressaltou.
Desde o início da iniciativa, já foram realizadas 10 edições do projeto, totalizando a circulação de aproximadamente 300 exemplares em diferentes espaços da Assembleia Legislativa e em locais públicos nas imediações da sede do Legislativo.