
SAÚDE – Ação com foco em pessoas idosas realizou 279 atendimento. Foto: Gabriel Costa
A Alepe, por meio da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO), realizou na quarta (6) e na quinta (7) um mutirão gratuito de saúde voltado ao diagnóstico de catarata. A ação ofereceu 159 atendimentos à população, em frente à sede do Poder Legislativo estadual, no bairro da Boa Vista, no Recife.

SSMO – Ernani Miranda enfatiza importância da iniciativa para pessoas que precisam de cirurgia. Foto: Gabriel Costa
Referência nacional no cuidado oftalmológico, a Fundação Altino Ventura (FAV) foi parceira da Alepe na iniciativa, que teve como foco as pessoas com 55 anos ou mais. Os interessados agendaram previamente a avaliação. Além da triagem de catarata, aberta ao público, servidores da Casa realizaram 120 consultas e procedimentos odontológicos, totalizando 279 atendimento nos dois dias da ação social.
“O evento é interessante e muito importante para ajudar os servidores da casa e o público em geral, principalmente aos precisam de cirurgias de catarata”, avaliou Ernani Miranda, assessor da SSMO.
Parceria
Segundo a coordenadora dos projetos externos da FAV, Joana D’arc Ferreira, esta foi uma oportunidade de democratizar o acesso ao serviço. “Quando a triagem da catarata é feita, identificamos os casos e já de imediato direcionamos para investigação”, reforçou.
Os exames odontológicos ofereceram procedimentos como restaurações, limpeza e pequenas cirurgias. Para o dentista Francisco Caribé, “o evento é importante para enfatizar, junto a todos os servidores da Casa, a necessidade do cuidado com a saúde bucal no dia a dia”.
Matéria atualizada em 7 de agosto, às 18h10